Colaboram respondendo às inquietudes dos alunos, professores e tradutores do nosso departamento...

Colaboradores

Carlos Alberto Faraco - Área: Lingüística

 

Carlos Alberto Faraco é Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Paraná. Fez mestrado em lingüística na Unicamp (1977) e doutorou-se em lingüística românica na Inglaterra (1982), tendo feito um estágio de pós-doutorado em lingüística na University of California (1996). Além de livros de lingüística, publicou Português: língua e cultura (Base, 2004), livro didático para o ensino médio e é  co-autor dos seguintes livros didáticos universitários: Língua Portuguesa para estudantes universitários (Vozes), com David Mandryk; Prática de texto para estudantes universitários (Vozes) e Oficina de texto (Vozes), com o romancista Cristovão Tezza. Organizou a coletânea Estrangeirismos: guerras em torno da língua (Parábola, 2001). Seu último livro discute temas relacionados à norma culta brasileira (Norma culta brasileira: desatando alguns nós – Parábola, 2008).

 

“É um prazer participar deste site e interagir com todos os interessados em língua portuguesa.”  Carlos Faraco

Darcília Simões - Área: Semiótica

Inicia estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Ceará sob a supervisão da Profa. Dra. Socorro Aragão. Concluiu pós-doutorado em Comunicação & Semiótica (PUC-SP, 2007), sob a supervisão da Profa. Dra. Lucia Santaella, Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ, 1994), o Mestrado em Letras (UFF, 1985) e bacharelado e licenciatura em Letras (Port-Lit e Espanhol, 1976 e 1995). É Professor Adjunto de Língua Portuguesa da UERJ. Criou e lidera o GrPesq SELEPROT. É Membro da Diretoria da AILP (2007-2010). Integra o Banco de Avaliadores do SINAES (MEC-INEP). Coordena o MINTER de Língua Portuguesa (UERJ/UEMA). Integra o Comitê Institucional PIBIC-UERJ (2007-2009). Coordena os projetos: LABSEM (UERJ-FAPERJ); Publicações Dialogarts (EXTENSÃO), Editoração de Textos Acadêmicos (EIC); Matrizes técnico-teóricas para uma estilística semiótico-funcional: modelo aplicado (IC).

Hélio Consolaro - Área Lengua Portuguesa

 

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis e especialização em Teoria da Literatura. Dedica-se ao ensino de português e ao jornalismo. Organizou o livro de Rosa de Todos os Ventos, de Osmair Zanardi, participou da Coletânea Araçatubense, com três poemas, publicou Cobras & Lagartos, de crônicas, em 1997, pela Editora Folha da Região de Araçatuba, Urubu Branco em 2000, Filósofo de Semáforo, crônicas (2002) e Cerveja e uma porção de bobagem (2004). Organizou a biblioteca da E.E.P.G. Prof. Genésio de Assis. Ingressou na Academia Araçatubense de Letras, em novembro de 1997. Eleito presidente da Academia Araçatubense de Letras para o biênio 2003/2004. Criou o Grupo Experimental, grupo de escritores agregado à Academia Araçatubense de Letras, fevereiro de 1999.

 

http://www.helioconsolaro.hpg.com.br

Lorenzo Vitral - Área: Sintaxe

 

Professor associado de Lingüística da Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutor em Lingüística pela Université Paris VIII (1992)

Pós-doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000).

Áreas de atuação: Lingüística Geral, Gramática Gerativa, Sintaxe do Português (sincrônica e diacrônica), Gramaticalização, Ensino de Gramática.

Autor de diversos artigos e do livro (em colaboração com Jânia Ramos): "Gramaticalização: uma abordagem formal", Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro - FALE - UFMG, 2006.

Luiz Carlos Cagliari - Área: Fonética

 

Atualmente Professor Adjunto no Departamento de Lingüística da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP (Araraquara, SP). Foi professor de Fonética e de Fonologia do Departamento de Lingüí­stica do IEL / UNICAMP, durante muitos anos. É Mestre em Lingüí­stica pela UNICAMP, Doutor pela Universidade de Edimburgo (Escócia), Livre-Docente e Professor Titular pela UNICAMP. Além da Fonética e da Fonologia, que são suas áreas de especialização, desenvolve pesquisas e estudos também nas áreas de Sistemas de Escrita, com particular referência atual à  Ortografia (Teoria e História) e na área de Alfabetização.

 

Marcos Bagno - Área: Lingüística

"No campo da investigação científica e acadêmica, Bagno sempre se interessou pelo que diz respeito à linguagem humana em todas as suas manifestações. Se graduou em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também obteve o título de Mestre em Lingüística com uma investigação sociolingüística sobre o tratamento da variação nos livros didáticos de português. Obteve o título de Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) com uma tese sobre as discrepâncias entre a língua realmente utilizada pelos brasileiros e a norma-padrão conservadora, veiculada pelas gramáticas tradicionais, pelos livros didáticos e pela mídia, que se baseiam em doutrinas ultrapassadas e não refletem a realidade da língua viva. A tese, orientada pelo Prof. Ataliba de Castilho e co-orientada pela Profa. Marta Scherre, foi publicada em agosto de 2000 pela Ed. Loyola com o título Dramática da língua portuguesa (atualmente em 3a. edição)."

(Texto extraído do site http://www.marcosbagno.com.br/conteudo/quememb.htm)

 

"Gosto de responder a esse tipo de dúvidas e contribuir para a difusão do português brasileiro.
Um abraço,"
Marcos Bagno

Mário Alberto Perini - Área sintaxe e semântica

Mário Alberto Perini é licenciado em Português e Latim pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Linguística pela Universidade do Texas (EUA).
Atualmente é professor na Universidade Federal de Minas Gerais. Seu trabalho focaliza a estrutura gramatical da língua portuguesa do Brasil (sintaxe e semântica); o ensino de português como língua estrangeira; e os métodos de descrição das línguas naturais.

"Fico muito feliz de poder dar uma pequena contribuição ao seu grupo, que me parece cheio de entusiasmo." Périni

Mónica Herrero - Área: Lengua Espanhola

Mónica Herrero es Licenciada en Letras por la Facultad de Filosofía y Letras (UBA) y Specialist Diploma in Comparative Education and Cultural Studies por el Institute of Education (University of London). En la actualidad cursa la Maestría en Propiedad Intelectual en la Facultad de derecho de la Universidad Austral.  Profesora de Lengua Española I del Traductorado en Inglés del IES. Lenguas Vivas “J. R. Fernández”. Dirige su propia empresa de representación y servicios editoriales con la que representa catálogos de editoriales argentinas en Brasil y libros brasileños para la lengua española; brinda asesoramiento en gestiones de derechos de autor, y realiza trabajos de edición y traducción para distintas editoriales locales.

Paula Francisca Soares - Área: Sociolingüística

Possui graduação em Letras, Língua Portuguesa, pela FALE/ UFMG e mestrado em Lingüística pela Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da UFMG(2003), com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia. Dedica-se aos seguintes temas: variação e mudança no dialeto mineiro; Sociolingüística e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Membro-integrante do Núcleo de Pesquisa em Variação da FALE/UFMG, com ênfase em gramaticalização. Recentemente concluiu curso de especialização em Alfabetização e Letramento. Realizou estágios supervisionados nas áreas de ensino de Português Língua Estrangeira para turmas multiétnicas; e de ensino de produção de texto dissertativo, com ênfase na refacção textual, para alunos da comunidade universitária da UFMG. Escreveu, dentre outros: Sociolingüística: conhecimentos para a compreensão da pluralidade cultural do Português do Brasil doutoranda na FALE/UFMG desde 2007.

 

"Fico-lhe muito agradecida pela oportunidade de poder colaborar com seu trabalho!!! E mais uma vez... parabéns pela iniciativa!!!"
PAULA FRANCISCA SOARES

Paulo Hernandes - Área: Lingüística

Professor de Lingüística e Língua Portuguesa em cursos de graduação em Letras

Professor de Semântica e Lexicologia em cursos de pós-graduação em nível de especialização
Redator
Revisor de textos

 
"Muchas gracias. Deseo suerte a los que trabajan en ese proyecto.
Abraço do Paulo Hernandes"
www.paulohernandes.pro.br

Wander Emediato - Área: Análise do Discurso

Professor da área de Língua Portuguesa (estudos textuais e discursivos) da Faculdade de Letras da UFMG.
Vice-diretor  da Faculdade de Letras.
Sub-coordenador do Núcleo de Análise do Discurso da UFMG.
Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade de Paris XIII.
Credenciado no Programa de Pós-graduação em Estudos Lingüísticos da UFMG (POSLIN).
Áreas de interesse e pesquisa: Análise do Discurso. Semântica. Pragmática. Língua Portuguesa. Estudos textuais. Leitura. Ensino.

"É com prazer que aceito participar do projeto de vocês. Buscarei responder na medida do possível as questões que me forem dirigidas. Aproveito a ocasião para felicitá-lo pela iniciativa.  Cordialmente,  Wander Emediato"

Cleoni Maria Barboza Fernandes - Área Formação de Professores

Professora aposentada da Universidade Federal de Pelotas, atualmente exerce atividades de docência e pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia  Universidade Católica do Rio do Sul, PUCRS em Porto Alegre, RS.  Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Têm publicações em anais de Congressos, artigos em periódicos, co-autoria e capítulos de livros e, organizadora em parceria do livro “Educação Superior: travessias e atravessamentos”. Professora associada em pesquisas interinstitucionais, é coordenadora do grupo interinstitucional da pesquisa “A constituição do campo de saberes do professor em formação: o desafio da articulação teoria-prática e as tensões do campo da formação e do campo profissional”. Integra a equipe do Projeto /PRONEX/FAPERGS/CNPq/PUC/UFSM/UNISINOS/UFRGS coordenado pela Profa. Dra. Marília Morosini PUCRS. Integrante do colegiado do GT de Didática da ANPED e integrante do Comitê de Educação da Latin American Studies Association (LASA) para o período 2007-2009. A área de pesquisa envolve as temáticas de formação inicial de professores, ensino superior, profissionalização docente e pedagogia universitária. Bolsa Produtividade CNPq.