Centro de Língua Portuguesa - Instituto Camões

 

Abertura: 1999
Responsável: Irma González
 
centrico1.gif
Centro de Língua Portuguesa - Instituto Camões
IES en Lenguas Vivas "Juan Ramon Fernandez"
Carlos Pellegrini 1515 - Sala 26
1010 Buenos Aires
centrico2.gif
5411-4328 5166
centrico3.gif
5411-4328 5166
centrico4.gif
 
 

 


O Centro de Língua Portuguesa - Instituto Camões em Buenos Aires

clpbaires01.jpg
Edifício onde está instalado o Centro de Língua Portuguesa em Buenos Aires

No dia 11 de Junho de 1999 foi inaugurado, no Instituto de Enseñanza Superior en Lenguas Vivas "Juan Ramón Fernandez", em Buenos Aires, mais um Centro de Língua Portuguesa-Instituto Camões.

Este Centro de Língua Portuguesa-Instituto Camões foi o primeiro criado num país do Mercosul, onde o Português e o Espanhol são línguas obrigatórias. É portanto um momento de grande significado histórico. A divulgação da Língua Portuguesa na América do Sul deve constituir um objectivo estratégico no conjunto dos programas do Instituto Camões para a região.

A abertura deste Centro permite também estruturar um plano de acção para o ensino do Português. Neste sentido, foi já proposto a escolas argentinas que designassem docentes que possam vir a frequentar um curso de formação na área do Português Língua Estrangeira no nosso país. Entre essas escolas contam-se o Instituto Superior em Línguas Vivas "Juan Ramón Fernandez", a Faculdade de História e Letras da Universidade de Salvador, a Faculdade de Ciências Sociais e Jurídicas da Universidade Argentina da Empresa, a Escola Normal Superior em Línguas Vivas "John F. Kennedy", a Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Nacional do Rosário, a Faculdade de Ciências da Administração da Universidade Nacional de Entre Rios, a Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Misiones, a Faculdade de Humanidades da Universidade Nacional do Nordeste e a Escola Superior de Línguas da Universidade Nacional de Cordoba.

A criação do Centro de Língua Portuguesa em Buenos Aires no Instituto de Enseñanza Superior em Lenguas Vivas "Juan Ramón Fernandez" insere-se num projecto mais vasto de criação de Centros de Língua Portuguesa/Instituto Camões (CLP/IC) em universidades estrangeiras ou instituições congéneres, de acordo com programas definidos em parceria e segundo objectivos estratégicos para cada país ou região.

Para além da criação destes Centros, a política de promoção da Língua Portuguesa do Instituto Camões está a ser estruturada segundo outras vertentes, como seja a formação de professores; o estabelecimento de programas-contrato, que têm por objectivo a valorização do estatuto da Língua Portuguesa e do docente nas Universidades onde exerce a sua actividade; projectos de intercâmbio de docentes; manutenção e criação de cátedras.

Com a sua deslocação a Buenos Aires para a inauguração deste Centro pretendeu o Presidente do Instituto Camões, Jorge Couto, manifestar a importância que atribui a este projecto. Do programa de visita do Presidente do Instituto constou ainda a deslocação até à cidade de Rosário a fim de se reunir com as autoridades académicas da Universidade Nacional daquela cidade.

Durante a sua estadia, teve ainda reuniões de trabalho com as autoridades do Instituto de Enseñanza Superior en Lenguas Vivas "Juan Ramón Fernandez", com o Secretário de Educação do Governo da cidade de Buenos Aires, com o Embaixador de Portugal em Buenos Aires, e participou nas Jornadas de Cultura Portuguesa, organizadas pela Asociación Portuguesa de Ciudad Tesei.

O Centro de Língua Portuguesa-Instituto Camões funcionará no Instituto de Enseñanza Superior en Lenguas Vivas "Juan Ramón Fernandez" como um espaço polivalente que proporcionará aos professores, alunos e lusófilos em geral, o aprofundamento de conhecimentos na área da Língua e Cultura Portuguesas.

O Instituto de Enseñanza Superior en Lenguas Vivas "Juan Ramón Fernandez" disponibilizará as instalações necessárias ao bom funcionamento deste Centro que contará com uma Biblioteca de Língua e Cultura Portuguesas e um espaço para consultas diversas como a leitura de imprensa escrita, visionamento de cassetes vídeo, audição de cassetes, projecção de diapositivos e ainda com um espaço destinado ao alojamento de professores convidados.

O Centro de Língua Portuguesa-Instituto Camões desenvolverá ainda actividades diversas de carácter cultural, designadamente exposições e conferências, promovidas pelo Instituto Camões.

Todo o mobiliário e equipamento audiovisual e informático, designadamente o acesso à internet, foram disponibilizados pelo Instituto Camões. Este equipamento informático permitirá estabelecer uma rede com os outros Centros de Língua Portuguesa/Instituto Camões. O acervo bibliográfico, igualmente a cargo do Instituto Camões e com actualização regular assegurada, ficará disponível para consulta pública.