Concordância

13.03.2010 12:13

 

Fecha 06.06.2009

Por Mário Perini

Asunto Re: Dúvda

A forma correta é com concordância: coitadas. Essa forma é também a mais usada na fala espontânea, de modo que deve ser preferida. Quanto a Coitado das traças, é possível que ocorra na fala (nunca na escrita), mesmo porque há uma forte tendência a não concordar quando o adjetivo vem antes do substantivo: por exemplo, É proibido a entrada. Mas é uma construção coloquial, e eu diria mesmo substandard; evitar.
Mário Perini

 

Fecha 07.06.2009

Por Carlos Alberto Faraco

Asunto Re: Dúvda

Júlio:

Nesta construção ("coitadas das traças"), nada justifica que o adjetivo não concorde com o substantivo. Note que, mesmo quando usamos "coitado" como interjeição, há concordância (transcrevo exemplos do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea):

- "Coitado! Aquele desgraçado está ali sem ter ninguém que olhe por ele."
- "Coitada! Está dominada por qualquer coisa que a aflige."

Faraco

Fecha 10.06.200
Por Paulo Hernandes

Asunto Re: Dúvda

 

A concordância é necessária, sim, tanto com "coitado" como com "pobre". Assim, "Coitadas das traças", "Coitados dos descamisados", "Coitada da oposição", etc. Mesma coisa com "pobre": "Pobres dos ingênuos", "Pobre do torcedor do Boca" (eheheh), etc. Porque as traças é que são coitadas e os ingênuos é que são pobres. OK?

Abraço do Paulo Hernandes
www.paulohernandes.pro.br

 

Fecha 11.06.2009

Por Luiz Carlos Cagliari

Asunto Re: Dúvda

Com você sabe sou foneticista e não especialista em gramática geral ou em sintaxe, em particular. Portanto, vou fazer um comentário sobre a dúvida do Júlio, a partir de minha intuição como falante da língua. Na minha opinião, "Coitado das traças..." é uma forma muito estranha, sendo aceitável "coitadas das traças...". Coitado não é interjeição neste caso. Seria em : Coitado! As traças....". Pensando no caso, acha interessante o modo como fazemos a concordância. A palavra "coitadas das" concorda com "traças", mas a preposição aparece diante em "das traças". Penso que "coitadas de" é uma expressão com valor adjetivo. Porém, "das traças" seria também um "adjunto adnominal" ?? Então por que a preposição? É um bom caso para ser investigado. Seria preciso ter enunciados mais completos para entender melhor o que acontece. Em "coitadas das traças, elas vão ser exterminadas" ocorre um vocativo "Oh, coitadas das traças". Neste caso, também há concordância. Não encontro exemplo, em que se possa usar apenas "coitado". Para ser interjeição não pode ser "coitado de", mas apenas "coitado!". Mas, mesmo na interjeições, há uma concordância implícita: "Coitadas!" As traças vão ser extermiandas... "Coitados!" os bois estão com sede" - e assim por diante. Acho que a abordagem gerativa gostaria de ver algo como: "as traças vão ser exterminadas" "traças - que são coitadas"...
Um abraço.
Luiz Carlos Cagliari

 

Fecha 21.06.2009

Por Hélio Consolaro

Asunto Re: Dúvda

"Coitadas das traças" é a forma correta.
As interjeições puras são palavras invariáveis. As que funcionam como tal em certas circunstâncias, flexionam conforme a primeira classificação (substantivo, adjetivo, etc.).
Nossa Senhora (Maria, mãe de Jesus) - pronome possessivo mais substantivo - femininos.
Interjeição: Nossa Senhora! Continua femininos. Por ser interjeição, o falante não pode usar "Nosso Senhor".
Abraços,
Hélio Consolaro

Volver