minha casa / a minha casa

03.09.2008 03:26

Fecha 2008-09-03 03:26

Por Federico Polastri

Asunto Uso do artigo definido antes de pronome adjetivo possessivo.

O que é o que acontece com a gente? Ninguém quer ser o primeiro em se aventurar... Acaso vocês todos viraram lingüistas e eu não me apercebi disso? Então, vou me dar ao luxo de colocar a primeira questão nesta nova seção de CONSULTAS LINGÜÍSTICAS, a fim de tentar estabelecer uma discussão em torno de uma dúvida pessoal.
Há tempo que gostaria de saber se existe e - em caso positivo- qual é o sentido (pragmático-discursivo) dos artigos definidos, quando precedidos de pronome adjetivo possessivo.
Para citar um exemplo muito claro do que digo aqui, cito a pergunta inicial desta seção “Qual é a sua dúvida?”. Logo me inquieto e surge-me a indagação. Por que o/a autor/a da frase tomou a decisão de colocar um artigo definido feminino antes do pronome adjetivo possessivo “sua”? Existe algum critério para tal colocação? Qual foi?
De acordo com Cegala (1999, p. 216) quando o pronome possessivo vem acompanhado claramente de um substantivo a colocação é facultativa; isto é, não obrigatória. Também alega que a colocação do artigo tem mais ocorrência no português europeu do que no brasileiro. Mas em que pesquisas se baseia para tal afirmação?
Bechara (1999, p. 157) adere ao grupo dos que afirmam que o uso é opcional, contudo estabelece uma observação, na qual diz que quando se usa o possessivo, havendo ausência do substantivo, o uso do A.D. torna-se obrigatório.
Ex: Essa é a minha!
Evanildo aplica o mesmo conceito quando houver “translato” do substantivo.
Ex: Bonita casa era a minha.
Quando decidi ir todo empolgado consultar a Gramática de Usos do Português de Maria Helena de Moura Neves (2000, p. 425) crendo que nela apareceriam todas as minhas respostas sobre este assunto, infelizmente acabei levando grande desilusão. Topei com a mesma resposta.
Obstinado nisto, pesquisei alguns artigos na internet, mas nada encontrei. Viajando por algum site de língua portuguesa, através da resposta de um internauta, deparei também com o famoso uso facultativo.
É por isso que através deste espaço apelo a vocês, meus caros professores, colegas e amigos, a fim de tomarmos consciência sobre este fenômeno lingüístico.
Para concluir deixo “as minhas” ou - somente “minhas”?- indagações finais:
Alguém conhece um trabalho que analise isto?
Qual é a eleição de vocês no falar cotidiano?
Refletimos nesta ocorrência ou simplesmente falamos botando e tirando arbitrariamente o A.D.?
Qual o argumento que damos a nossos alunos sobre o uso?
Isto acontece na oralidade e na escrita informal?
Seria lícito em uma escrita mais acadêmica?
O tradutor encontra algum sentido no artigo ou simplesmente apaga o elemento?

Enfim, é possível instaurar muitas perguntas em relação a este fato. É só não ficar conformado com a resposta parcial e inacabada que conhecemos até agora.
Deixo um forte abraço para TODOS e fico à espera de receber alguns comentários.

Frede.
 
 

Fecha 2008-09-05 13:44

Por Marcos Bagno

Asunto Re: Uso do artigo definido antes de pronome adjetivo possessivo.

--- El jue 4-sep-08, Marcos Bagno
 
De: Marcos Bagno

Asunto: Re: Consulta
Para: "Federico Polastri"

Dde fato, o uso de artigo definido diante de possessivo é facultativo em português. Na verdade, na lí­ngua falada (de Portugal e do Brasil) o uso do artigo definido antes do possessivo é freqüentí­ssimo, quase uma regra. As pessoas evitam usar o artigo diante de possessivo em textos escritos mais formais, mas na lí­ngua falada é usado à vontade. Quando o possessivo tem função substantiva, ­ o uso do artigo é obrigatório: "Eu trouxe [o] meu livro, você trouxe o seu?". É como em espanhol: "el mí­o", "el tuyo" etc.
Um abraço,
Marcos Bagno

 

 
 

Fecha 2008-09-05 23:41

Por Angel Corbera

Asunto re consulta da Argentina.

--- El vie 5-sep-08, corbera

Caro Federico,
estive falando com colegas falantes de Portugues Brasileiro (eu nao trabalho com Portugues). Segundo eles, não há uma reposta sobre esse tema, ainda precisa ser pesquisado. Ha uma tese doutorado que trata um pouco desse tema (mudança histórica) talvez seja util. A autora e Simone Azevedo Floripi. Voce pode entrar na bilioteca digital da UNICAMP e fazer o download correspondente. Essa moça estudou na UNICAMP. Um colega ficou em enviar-me o e-mail dela. Quando o tenha mandarei para voce para que entre em contato com ela.
Angel
Consultar: Estudos da Linguagem
Início > Dissertações e Teses > Estudos da Linguagem
Título [PT]: Estudo da variação do determinante em sintagmas nominais possessivos na historia do Portugues
Título [EN]: Study of determiner variation in possessive nominal phrases on Portuguese history
Autor(es): Simone Azevedo Floripi
Palavras-chave [PT]:

Mudança linguistica , Sintagma nominal possessivo , Determinante (Linguistica), Pronome possessivo , Sintaxe (Gramatica)

Palavras-chave [EN]:
Linguistic change , Possessive nominal phrase , Determiner (Linguistics), Possessive pronoun , Syntax (Grammar),

Área de concentração: Linguistica
Titulaçao: Doutor em Linguistica
Banca:
Charlotte Marie Chambelland Galves [Orientador]
João Costa
Cristina Schmitt

Caro Angel,

sou Federico da Argentina e pertenço ao Instituto de formação de professores em PLE Lenguas Vivas e gostaria de fazer-lhe uma consulta sobre uma dúvida que coloquei na seção de consultas lingüísticas de nosso site:

https://portugueslv.webnode.com/consultas-linguisticas/

Se conhecer alguma resposta sobre o uso do artigo definido antes de pronome possessivo adjetivo, não duvide em encaminhar a resposta. Caso o comentário tenha algum erro teórico, favor de avisar-me.
Saudações cordiais,
Federico polastri
Alumno del Lenguas Vivas de Argentina.

 

Fecha 2008-09-07 02:56

Por Sírio Possenti

Asunto Re: Consulta da Argentina.

--- El sáb 6-sep-08, sirio@iel.unicamp.br
 
De: sirio@iel.unicamp.br

Asunto: Re: Consulta da Argentina.
Para: "Federico Polastri" Abrazos

Não sou gramático. Então, vou "opinar" como analista de textos - como leitor. Diria que o problema não é se as construções com ou sem artigo são corretas ou não. De fato, encontram-se as duas em todos os "ní­veis" sociolinguí­sticos. Acho que, se alguém disser "esta é A minha (casa)" ou "esta é minha (casa)", a diferença é de efeito de sentido - e é mais ou menos sutil.
A presença do artigo "a" sugere que já se sabe (ou que se disse antes) que o locutor tem uma casa, e que esta é A casa dele. Sem o artigo, esse efeito de determinação, de definição ou de pressuposição não ocorre.

Abrazos
Sírio

 
 
 

Fecha 2008-09-10 14:07

Por Gisele Camargo

Asunto uso de artigo definido antes de pronome possessivo adjetivo

Sou brasileira, moro na Argentina e comecei a cursar o Profesorado de Portugués há dois anos. Quando comecei a fazê-lo me deparei com dúvidas sobre as quais nunca tinha parado para pensar. Sou também professora de inglés e acho que isso tem a ver com que quando a gente estuda uma língua como língua estrangeira a gente coloca uma lupa e começa a ver detalhes que os falantes nativos nem pensam.

Eu normalmente nao uso o pronome definido e concordo com o que o Sírio disse, você usa o pronome definido quando já mencionou o objeto em questao antes.

Por outro lado quando você começa uma frase é mais usual usar o pronome defindo. Ex: A minha mae vem me visitar no mês que vem.

Finalmente, acho que morando na Argentina o meu português mudou um pouco e tendo a cada vez usar menos o pronome definido porque em espanhol nao se usa.

Desculpa por escrever uma resposta tao longa.

Um abraço,

Gisele

Fecha 2008-09-10 18:56

Por Federico

Asunto Re: uso de artigo definido antes de pronome possessivo adjetivo

Cara Gisele,

sua opinião é muito valiosa porque ajuda a instaurar o debate em torno do uso do AD antes de PPA.
Agradeço o tempo e o interesse de você!
Um forte abraço,
Frede.
Obs: Fiz o donwload de um trabalho de pesquisa da UNICAMP, que tem algumas hipóteses sobre tal uso. Quando compreenda melhor esse quebra-cabeça, socializo mais comentários.

Volver

Minha casa / a minha casa

Fecha 13.07.2010

Por Ananda Lima

Asunto o uso do artigo

Responder

P.s. (seguindo a minha responsta anterior). Só para entretenimento, aqui está um artigo do Pasquale Cirpo Neto (prescritivista) sobre o uso do artigo pelo (pelo!) Chico Buarque:
https://www.ciberduvidas.com/diversidades.php?rid=363

Fecha 13.07.2010

Por Ananda Lima

Asunto o uso do artigo

Responder

Frederico e pessoal,

Obrigada pela discussão muito interessante!

Eu estou preparando o ínicio de uma pesquisa que inclui esse assunto.

Infelizemente, por enquanto, só posso falar um pouco sobre o meu dialeto falado (eu sou de Brasília, mas não estou dizendo que isso é uniforme por lá). Para mim, o artigo definido é opcional no início do sintagma nominal (e.g.: (O) meu carro é muito feio), mas ele é obrigratório na construção com preposição que o professor Perini mencionou (O carro do meu amigo).

Saindo um pouco do assunto, ele também é obrigatório na frente dos nomes próprios de pessoas (A Maria, O João). Eu desconfio que o uso do artigo nessas duas construções seja correlacionado: i.e., o pessoal (não como os meus amigos da Bahia e de Recife) que diz "O carro do meu amigo" também diz "A Maria, O João", mas ainda tenho que averiguar (se alguém tiver um exemplo onde isso não acontece, adoraria saber!).

Obrigada,

Ananda Lima

Fecha 20.06.2010

Por Simone Floripi

Asunto o uso do artigo

Responder

Caro Federico,

Só hoje, por acaso navegando na internet, notei esses comentários sobre o uso do artigo que vários professores fizeram. Como bem apontou o Angel, tenho como trabalho de doutorado a pesquisa sobre esse uso variável no português europeu numa visão diacrônica e tenho muito a dizer sobre esse esse tema. Atualmente estou investigando outras estruturas possessivas no Português juntamente com variação no emprego do artigo.
Assim, como estou indo a Buenos Aires em setembro de 2010 poderíamos marcar uma discussão sobre o assunto se ainda for de seu interesse.
Resumidamente, posso dizer que no Brasil o uso do artigo frente a possessivos não é uniforme. Verifiquei, por exemplo, que na Bahia o uso ou não do artigo depende do conhecimento do assunto ou do falante a que nos referimos na frase e não precisa ser apenas no contexto que Marcos Bagno apontou.
Mas que, em geral, não atribuímos diferenciação semântica entre o uso ou não do artigo, diferentemente de PE em que hoje o uso é obrigatório neste contexto. Somente em alguns dialetos não padrão não se usa o artigo (cf. Miguel, Matilde 2006 e Brito 2007).
Se ainda tiver interesse, podemos conversar mais sobre o assunto. Estou à disposição. Meu email é simone.floripi@gmail.com

Hasta luego

Abrazos

Simone Floripi

Fecha 05.11.2008

Por Mário

Asunto uso do artigo

Responder

Federico,
não conheço nenhum estudo sobre o uso do artigo antes do possessivo em português (não quer dizer que não exista -- só não conheço). Mas posso dar alguns palpites, da (da!) minha observação informal:
(a) a regra que se encontra em algumas gramáticas de que o artigo não se usa com nomes de parentesco (isto é, "meu pai" e não "o meu pai") é pura fantasia (embora seja verdadeira em italiano);
(b) na minha região (Minas), o artigo é muito mais usado na fala do que o possessivo puro. Normalmente dizemos "o carro do meu aluno", NUNCA "o carro de meu aluno";
(c) por outro lado, não tenho certeza total se essa é a situação em todo o Brasil. Mas desconfio que é sim.
(d) Na escrita, tende-se a omitir o artigo -- vemos aqui a tendência muito frequente de escolher para a escrita justamente a forma que não ocorre na fala.
Em espanhol, há quem diga que "estuviese" é mais "certo", só porque o povão diz "estuviera".

Bom trabalho,
Mário Perini